Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
Perdeu o seu
email de activação?
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
H
INÍCIO
FÓRUM
DOWNLOADS
PROJETOS
Fórum Unificado de ROMHacking e Tradução
>
Grupos de Tradução!
>
Monkeys Traduções
>
Lançamentos
(Moderadores:
ØX-Carnage
,
Brenda-SP
) >
[GBA] Advance Wars
Páginas: [
1
]
2
3
...
7
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: [GBA] Advance Wars (Lida 10968 vezes)
DiegoHH
Grupo: Monkey's
Macaquinho(a)
Agradecimentos: 23
O Maioral
[GBA] Advance Wars
«
:
06 de Fevereiro de 2008, 17:07:24 »
? STATUS DO JOGO:
Nome do Jogo:
Advance Wars
Plataforma:
Game Boy Advance
Fabricante:
Intelligent Systems
Gênero:
Estratégia
Idioma:
Inglês
Ano de Lançamento:
2001
Multiplayers:
Sim
Nº Jogador(es):
4
? SOBRE O JOGO:
Advance Wars foi o primeiro título da série Nintendo Wars a ser lançado fora do Japão e, consequentemente, é o responsável pela popularização da franquia no Ocidente, além de ser um dos primeiros títulos do gênero a surgir em um portátil.
? TRADUÇÃO:
Grupo/Usuário Responsável:
Monkey's Traduções
Site do Grupo/Usuário:
http://monkeystraducoes.com
Membro(s) Envolvido(s):
Textos e Gráficos: DiegoHH
Revisão dos Textos: Knirt
Beta-Tester: Marvin Dalkiri
Colaboração: Wolfwood / Hatsu_Haru
? STATUS DA TRADUÇÃO:
Textos:
100%
Gráficos:
100%
Acentos:
100%
revisão:
100% (A revisão dos textos foi feita baseada na nova ortografia brasileira.)
? COMENTÁRIOS SOBRE A TRADUÇÃO:
09/01/2010 - Revisão 2
Enfim, a nova revisão do Advance Wars, iniciada em outubro, chegou ao fim.
O que foi alterado de uma versão para outra:
Nomes das missões da Sala de Guerra/Modo Vs. traduzidos
Todas as imagens traduzidas
Revisão completa dos textos
Correção de um bug nas paletas em uma das missões
Adição de acentos na fonte dos poderes de OC
Expansão de vários menus/imagens
Novos textos adicionados em algumas missões (eles já existiam, mas não eram chamados pelo jogo - isso foi corrigido no release 1.1 [0299])
Expansão dos nomes das missões do Treinamento
23/05/2009 - Versão 1.0
Mais de um ano depois, finalmente vem a público a primeira versão da tradução.
A tradução ainda não está 100%, há alguns erros ortográficos e também textos que passam o limite da caixa. Há também textos não traduzidos (nomes das missões da Sala de Guerra) e gráficos não editados (por pura desatenção), mas nada que atrapalhe a jogatina.
Os nomes dos países foram mantidos como no original japônes/inglês, com exceção de Orange Star que teve seu nome mudado para a versão japonesa Red Star.
Os sprites dos OCs Nell, Kanbei, Sonja, Drake e Grit também foram alterados para a versão japonesa. (dica do Solid_One)
O patch deve ser aplicado na ROM americana, de dump 0095, sem intro.[/color]
? IMAGEM(NS) DA TRADUÇÃO:
? DOWNLOAD:
Modo de Download:
Anexo
Patch de tradução anexado no tópico.
Apenas usuários do fórum podem ver anexos.
«
Última modificação: 09 de Janeiro de 2010, 19:31:12 por DiegoHH
»
Hansen's Den
lazynds
Mensagem do Dia:
"Ekke Ekke Ekke Ekke Ptang Zoo Boing!" - Knights Who Say NI
Solid One
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Agradecimentos: 59
Serpentívoro
Re: [GBA] Advance Wars
«
Responder #1 :
06 de Fevereiro de 2008, 17:24:57 »
muito bom. pelo pouco que vi nessas imagens, a tradução está ótima e encaminhará para um ótimo trabalho. boa sorte no projeto xD
PS: até onde sei, o GByeBye apenas descomprime gráficos comprimidos de GBA, estando em LZ. até o momento o Odin ainda não implementou ele a ponto de recomprimir. sendo assim, por qual programa você recomprimiu os dados?
DiegoHH
Macaquinho(a)
O Maioral
«
Responder #2 :
06 de Fevereiro de 2008, 17:50:12 »
muito bom. pelo pouco que vi nessas imagens, a tradução está ótima e encaminhará para um ótimo trabalho. boa sorte no projeto xD
Valeu! :93000000:
PS: até onde sei, o GByeBye apenas descomprime gráficos comprimidos de GBA, estando em LZ. até o momento o Odin ainda não implementou ele a ponto de recomprimir. sendo assim, por qual programa você recomprimiu os dados?
Eu mesmo que escrevi tanto o Extrator/Insersor de scripts como o Compressor.
Ele não é tão eficiente, mas quebra o galho. :
:
PS: Como se usa o quote???
:D
T+
Hansen's Den
lazynds
Mensagem do Dia:
Ondinha
Cranky Kong
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Agradecimentos: 106
Tá tudo bem agora!
«
Responder #3 :
06 de Fevereiro de 2008, 17:50:25 »
Pode ser que o programa de recompressão que você esta utilizando não comprime o suficiente (não é otimizado) e, por isso, a imagem vai além do espaço cedido para ela internamente.
Para contornar isto, você precisa: Ou minimizar o tamanho, ou com um programa que otimize a compressão ou tentando fazer com que a mesma fique menor ou alterar o ponteiro da mesma enviando para um local não utilizado da ROM de tal forma que, se ficar maior, o excedente não irá corromper outros dados, pois é isto que está acontecendo, a compressão não "fica boa" e acaba corrompendo dados importantes.
EXTRA! EXTRA! GAMER_BOY VIRANDO HOMINHO!!! NINGUÉM MAIS PODE CHAMÁ-LO DE GAYMER_BOY! COEH!!!
DiegoHH
Macaquinho(a)
O Maioral
«
Responder #4 :
06 de Fevereiro de 2008, 17:54:56 »
Citação de: Ondinha;13637
Para contornar isto, você precisa: Ou minimizar o tamanho, ou com um programa que otimize a compressão ou tentando fazer com que a mesma fique menor ou alterar o ponteiro da mesma enviando para um local não utilizado da ROM de tal forma que, se ficar maior, o excedente não irá corromper outros dados, pois é isto que está acontecendo, a compressão não "fica boa" e acaba corrompendo dados importantes.
Essa imagem é com os gráficos jogados no fim da rom. Alterei os ponteiros, e mesmo assim não foi.
Como vê, a tela inicial ficou uma "beleza"... É só com os outros gráficos que isso acontece... :sad00000:
PS: Aprendi a usar o quote
T+
Hansen's Den
lazynds
Mensagem do Dia:
Ondinha
Cranky Kong
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Tá tudo bem agora!
«
Responder #5 :
06 de Fevereiro de 2008, 17:58:53 »
Então, o programa que você escreveu, está comprimido errado. É a única opção que posso pensar no momento.
EXTRA! EXTRA! GAMER_BOY VIRANDO HOMINHO!!! NINGUÉM MAIS PODE CHAMÁ-LO DE GAYMER_BOY! COEH!!!
Solid One
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Serpentívoro
«
Responder #6 :
06 de Fevereiro de 2008, 18:02:23 »
como Odin falou acima, talvez melhorando a taxa de compressibilidade do seu compressor, dê para contornar os bugs acima.
ou, fazer exatamente como o Odin citou acima: apontá-los para outro lugar na rom, que não esteja sendo utilizado. muito provavelmente há na rom um ponteiro que aponte pro primeiro byte de cada bloco comprimido. alterando o valor desse ponteiro, você poderá fazer a rom ler esses blocos comprimidos em qualquer lugar da rom. eu mesmo já fiz isso incontáveis vezes em umas 3 traduções recentes minhas.
PS: lendo o que tu postou agora, chuto outra possibilidade interessantíssima: alinhamento de memória. o primeiro byte do bloco de dados comprimidos SEMPRE deve estar em um endereço de memória que seja múltiplo de quatro. senão, mesmo após o gráfico estar apontado pro final, não serão exibidos direito ingame.
«
Última modificação: 06 de Fevereiro de 2008, 18:04:28 por Solid One
»
Knirt
Int-NES
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Agradecimentos: 28
Retro Gamer
«
Responder #7 :
06 de Fevereiro de 2008, 18:31:49 »
Como já disseram, pelas fotos, a tradução parece estar ficando uma beleza! Adoro esse gênero de estratégia, e não conhecia a série Advance Wars, mas fui jogar a Advance Wars: Days of Ruin pro DS, e não gostei muito.
Em todo caso, boa sorte. Se eu conhecesse o jogo pelo menos em inglês, me proporia a revisar os textos.
Digamos que você está começando fazendo um trabalho de qualidade mesmo =D
Agradecimentos ao SBK pelo avatar, e ao BeastOfSoda pela assinatura!
Convites do Underground-Gamer sobrando, interessados, mandem o e-mail por PM
Monge Crono
Be Strong...
Macaco(a) Adestrado(a)
Agradecimentos: 17
«
Responder #8 :
06 de Fevereiro de 2008, 19:29:33 »
De acordo com as imagens, está ficando muito legal, DiegoHH.
Já joguei esse game uma vez, gostei.
Continue firme e boa sorte.
- Os sábios inventam, os invejosos tentam imitar e os burros copiam errado!-
DiegoHH
Macaquinho(a)
O Maioral
«
Responder #9 :
06 de Fevereiro de 2008, 22:17:53 »
Então, o programa que você escreveu, está comprimido errado. É a única opção que posso pensar no momento.
PS: lendo o que tu postou agora, chuto outra possibilidade interessantíssima: alinhamento de memória. o primeiro byte do bloco de dados comprimidos SEMPRE deve estar em um endereço de memória que seja múltiplo de quatro. senão, mesmo após o gráfico estar apontado pro final, não serão exibidos direito ingame.
Deve ser meu programa então que está comprimindo errado (ainda estou aprendendo):94000000: ...
O estranho é que ele funciona normal com a tela inicial e também descomprime direito a imagem que inseri.
Testei inserir o gráfico sem comprimir. Ficou tri! Se eu não conseguir achar o bug do compressor, vai assim mesmo.
Há algum problema em deixar a rom maior que o tamanho original???
Como já disseram, pelas fotos, a tradução parece estar ficando uma beleza! Adoro esse gênero de estratégia, e não conhecia a série Advance Wars, mas fui jogar a Advance Wars: Days of Ruin pro DS, e não gostei muito.
Em todo caso, boa sorte. Se eu conhecesse o jogo pelo menos em inglês, me proporia a revisar os textos.
Digamos que você está começando fazendo um trabalho de qualidade mesmo =D
De acordo com as imagens, está ficando muito legal, DiegoHH.
Já joguei esse game uma vez, gostei.
Continue firme e boa sorte.
Valeu pessoas! T+
Hansen's Den
lazynds
Mensagem do Dia:
Ondinha
Cranky Kong
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Tá tudo bem agora!
«
Responder #10 :
07 de Fevereiro de 2008, 05:36:25 »
As ROM's que não estiverem com a memória alinhada não funcionam em um GBA real, essa é a principal preocupação ao se fazer uma expansão. As ROM's de GBA precisam estar com tamanhos de 4/8/16/32Mb.
«
Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 05:43:05 por Ondinha
»
Solid One
Administrador
Macaco(a) Ancião(ã)
Serpentívoro
«
Responder #11 :
07 de Fevereiro de 2008, 10:19:48 »
Citação de: DiegoHH;13649
Deve ser meu programa então que está comprimindo errado (ainda estou aprendendo):94000000: ...
O estranho é que ele funciona normal com a tela inicial e também descomprime direito a imagem que inseri.
Testei inserir o gráfico sem comprimir. Ficou tri! Se eu não conseguir achar o bug do compressor, vai assim mesmo.
Bom, não sei qual é o problema do seu programa, se ele está recomprimindo corretamente ou não (dizem que recomprimir é a parte mais complicada), mas existem inúmeros programas na net que realizam esse processo de recompressão. exemplos:
GBADecomp
Programinha em inglês com boa interface gráfica. consegue descomprimir dados de jogos de GBA que estejam comprimidos em LZ, Huffman e RLE. também recomprime LZ e RLE.
GBAmdc
Programa feito por um romhacker italiano. Apenas descomprime e recomprime dados de GBA comprimidos em LZ. Muito bom. Funciona por linha de comando.
unLZ-GBA
Para novatos, esse aqui pode ser que seja o melhor dos três. Ele escaneia roms de GBA, procurando por dados comprimidos em LZ. consegue descomprimir e recomprimir de boa, inclusive tendo opções pra facilitar a reinserção em outros locais da rom além do original. também avisa ao usuário quando um bloco comprimido ultrapassa o tamanho original, impedindo então a recompressão para evitar bugs, dentre outros. Não funciona com qualquer jogo e ainda há vários bugs que o fazem não ser totalmente confiável, mas é extremamente útil.
GBACrusher
Esse aqui é mais ou menos parecido com o GBADecomp, porém até onde sei ele só faz recomprimir, não descomprime. Possui interface gráfica boa e recomprime vários tipos de compressão, como LZ, Huffman, RLE, etc.
esses programas são extremamente úteis para lidar com compressão. utilizei três deles inúmeras vezes em traduções minhas que lancei recentemente.
conheço outros dois além desses acima. só não upei ainda porque não os encontrei na net e tô no trampo agora. além disso, ambos são em linha de comando, bem similar ao GBAmdc do italiano.
«
Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 10:30:42 por Solid One
»
DiegoHH
Macaquinho(a)
O Maioral
«
Responder #12 :
07 de Fevereiro de 2008, 20:47:40 »
As ROM's que não estiverem com a memória alinhada não funcionam em um GBA real, essa é a principal preocupação ao se fazer uma expansão. As ROM's de GBA precisam estar com tamanhos de 4/8/16/32Mb.
Beleza!
Bom, não sei qual é o problema do seu programa, se ele está recomprimindo corretamente ou não (dizem que recomprimir é a parte mais complicada), mas existem inúmeros programas na net que realizam esse processo de recompressão. exemplos:
GBADecomp
Programinha em inglês com boa interface gráfica. consegue descomprimir dados de jogos de GBA que estejam comprimidos em LZ, Huffman e RLE. também recomprime LZ e RLE.
GBAmdc
Programa feito por um romhacker italiano. Apenas descomprime e recomprime dados de GBA comprimidos em LZ. Muito bom. Funciona por linha de comando.
unLZ-GBA
Para novatos, esse aqui pode ser que seja o melhor dos três. Ele escaneia roms de GBA, procurando por dados comprimidos em LZ. consegue descomprimir e recomprimir de boa, inclusive tendo opções pra facilitar a reinserção em outros locais da rom além do original. também avisa ao usuário quando um bloco comprimido ultrapassa o tamanho original, impedindo então a recompressão para evitar bugs, dentre outros. Não funciona com qualquer jogo e ainda há vários bugs que o fazem não ser totalmente confiável, mas é extremamente útil.
GBACrusher
Esse aqui é mais ou menos parecido com o GBADecomp, porém até onde sei ele só faz recomprimir, não descomprime. Possui interface gráfica boa e recomprime vários tipos de compressão, como LZ, Huffman, RLE, etc.
esses programas são extremamente úteis para lidar com compressão. utilizei três deles inúmeras vezes em traduções minhas que lancei recentemente.
conheço outros dois além desses acima. só não upei ainda porque não os encontrei na net e tô no trampo agora. além disso, ambos são em linha de comando, bem similar ao GBAmdc do italiano.
Bah cara, valeu mesmo! ::-D: Testei todos:
- O GBADecmp não consegui usar. Diz que tem um problema com o componente "Comdlg32.ocx".
- Consegui apenas descomprimir os gráficos com o unLZ-GBA.
- Já o GBAmdc funcionou perfeitamente aqui. Vou usá-lo enquanto não me aprofundo nos estudos e conserto/melhoro a taxa de compressão do meu compressor.
Agora só falta resolver o Problema 1 para a tradução ficar 100%
Falou e T+
Hansen's Den
lazynds
Mensagem do Dia:
Monge Crono
Be Strong...
Macaco(a) Adestrado(a)
Agradecimentos: 17
«
Responder #13 :
07 de Fevereiro de 2008, 20:55:00 »
Citação de: DiegoHH;13669
- O GBADecmp não consegui usar. Diz que tem um problema com o componente "Comdlg32.ocx".
Basta você procurar no google por "Comdlg32.ocx download"
depois de baixado você copia ele para a pasta WINDOWS.
- Os sábios inventam, os invejosos tentam imitar e os burros copiam errado!-
DiegoHH
Macaquinho(a)
O Maioral
«
Responder #14 :
07 de Fevereiro de 2008, 21:09:08 »
Citação de: Monge Crono;13671
Basta você procurar no google por "Comdlg32.ocx download"
depois de baixado você copia ele para a pasta WINDOWS.
Logo depois que eu postei, me lembrei de procurar no google.
Mas não é so copiar o arquivo pra pasta windows. Segue o que eu achei:
1 Download COMDLG32.OCX (right click the text on the left and save to your Desktop).
2 Back up your current copy of COMDLG32.OCX and copy the new version to the same file location. This file should be located in the WINDOWS\SYSTEM directory on your C: drive (for Windows NT and 2000: \WINNT\system32).
3 Using your mouse, click on the "Start" button and then click on "Run".
4 According to your Operating System, type the following command to register this library file:
Windows 95, 98, or Me:
regsvr32 \windows\system\COMDLG32.OCX
Windows NT or 2000:
regsvr32 \WINNT\system32\COMDLG32.OCX
Windows XP:
regsvr32 \windows\system32\COMDLG32.OCX
5 You should see a message saying "DllRegisterServer ... succeeded"
fonte:
http://www.ascentive.com/support/new/support_dll.phtml?dllname=COMDLG32.OCX
mas valeu de qualquer maneira, acabei conseguindo!
Hansen's Den
lazynds
Mensagem do Dia:
Páginas: [
1
]
2
3
...
7
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Administração
=> Avisos
===> Baú
=> Contato com a Administração
Romhacking
=> Portal
=> Dúvidas
=> Preciso de Ajuda!
=> Tutoriais / Documentos
=> Geral / Freelancer
===> Projetos
===> Lançamentos
=> Cena Internacional
===> Projetos
===> Lançamentos
Grupos de Tradução!
=> BR Traduções
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Cetranslators
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Disco Voador
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> EarthboundBrasil
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Monkeys Traduções
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> NeoGeo BR Team
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> PO.B.R.E.
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Projeto BR
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> ScummBR
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Trans-Center
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Tribo dos Renegados
===> Lançamentos
===> Projetos
===> Geral
=> Grupos Inativos
===> Ad Extremus
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> BR Games
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> Central MiB
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> Central Nacional de Traduções
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> F.L.A.P.A.
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> Hex Brasil Traduções
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> *****
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> Odin Games
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
=====> Baú
===> Tradu-GameX
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
===> TransFac
=====> Lançamentos
=====> Projetos
=====> Geral
Emulação
=> Artigos da Emulação
=> ROMs e ISOs
Hardware e Software
=> PC e Tecnologias
===> GNU/LINUX e outros sistemas livres!
=> Desenvolvimento
Jogos
=> Notícias e parte técnica
===> PC
===> NDS
===> PSP
===> XBOX
===> PSX
===> Wii
===> Retro